Vantagens de crianças mergulhar

5 Benefícos para crianças que mergulham

Crianças que mergulham recebem diversos benefícios para sua vida. Hoje que ponderar com pais e educadores, alguns benefícios da prática do mergulho autônomo para crianças!

Afinal, muitos pais acreditam que o mergulho é uma prática que deve ser evitada para seus filhos, mas a grande maioria das certificadoras de mergulho tem programas e certificações para crianças.

1-) Crianças que mergulham tem mais contato com a natureza.

Diversos estudos já apontaram o benefício do contato das crianças com a natureza, deixando-as mais ativas e curiosas. Ao mergulhar as crianças tem um contato com a natureza, conhecem espécies que só existem embaixo d’água, em seu ambiente natural.

Esse contato estimula a imaginação e a curiosidade das crianças, o que nos leva a próxima vantagem.

2-) Mergulhar pode ajudar no desempenho escolar

Quando aprendemos a mergulhar vemos a aplicação prática de diversos princípios que temos na escola de maneira abstrata. Por exemplo, o conceito de densidade, massa e área é algondamental para o desenvolvimento das disciplinas de matemática e física. E um dos pontos mais práticos do mergulho, afinal a flutuabilidade tem tudo a ver com densidade. Além disso diversos conceitos de aulas de biologia, química, física e matemática estão inseridos dentro do mergulho.

E o contato prático ajuda a criança e o adolescente a absorver melhor os conhecimentos teórico do dia a dia escolar.

3-) Jovens mergulhadores se interessam mais pelas questões ambientais

O contato com o universo subaquático, trás os problemas dos oceanos e da água para a vida dos pequenos. Fazendo com que eles entendam a real necessidade de um desenvolvimento sustentável e como o mundo é afetado pela poluições, sobrepesca, espécies invasores etc.

Mergulhar ajuda eles a entenderem melhor o nosso planeta e como tudo está interligado.

4-) Fortalece a disciplina e ajuda na concentração.

Mergulhar é uma atividade que requere planejamento, controle na execução e análise do que foi feito. Inserir atividaes com esse perfil no dia a dia das crianças, faz com que elas entendam a necessidade de disciplina e procedimentos na vida. O que vai no futuro ajudá-las a ter um controle de tempo mais satisfatório e a criar uma estrutura de tarefas, obrigações e prioridades na vida

5-) Ajuda na relação familiar e nas habilidades sociais.

Mergulhadores mirins, devem mergulhar com seus pais, ou responsáveis, o que gera uma atividade de interesse comum as famílias. Quando eles deixam de necessitar desse acompanhamento passam, como todo mergulhador a mergulhar em equipes. Essas equipes, planejam, executam e avaliam o mergulho juntas.

Ao entrar nessa dinâmica o jovem está refinanco suas habilidades sociais e desenvolvendo competência interpessoal. O que será muito útil, especialmente no seu futuro profissional.

Por último eles se divertem!

O objetivo do mergulho recreacional é divertir! E com jovens e crianças que mergulham não é diferente, ao se divertirem e realizarem atividades diferentes, eles estão absorvendo mais conhecimentos, se desenvolvendo e querendo mais!

 

 

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante