A Máscara de Mergulho, dicas para escolher a sua

Modelos de Máscaras de Mergulho
A máscara de mergulho é um dos principais itens de seu equipamento

Uma peça que é extramamente importante para o mergulhador é a sua máscara, a máscara para muitos é  a principal peça do seu equipamento de mergulho, pois é ela que nos permite visualizar o mundo submerso que visitamos durante o mergulho.

Apesar de todas essa importância muitas pessoas escolhem sua máscara de mergulho simplesmente pelo preço sem levar em conta outros aspectos essencias dessa peça do seu equipamento. Assim , estamos aqui para trata deste item tão essencial do equipo de mergulho.

Como funciona a máscara de mergulho e efeitos da pressão durante o mergulho

Os nosso olhos são adaptados para enxergar no ar, por isso ao tentar enxergar no meio

Pressão na Máscara
Efeito da pressão sobre a máscara de mergulho durante a descida

aquoso, olha eu falando bonito :P, vemos as imagens completamente borradas, na verdade isso ocorre por causa da diferença de velocidade da Luz na água e no Ar, refração. A função da máscara de mergulho é gerar um espaço de ar entre os seus olhos e o ambiente aquático. Assim a luz atravessa da água, pelo vidro de sua máscara, para o ar dentro da sua máscara o que permite que você tenha a imagem do seu ambiente de mergulho de maneira clara chegando aos seus olhos.

Por causa da refração, os objetos quando mergulhamos aparentam ser maiores e estarem mais próximos,  o que exige que adaptemos nossos movimentos, cordenação olho-mão, durante o mergulho. Outra característica é que conforme aumentamos a profundidade a máscara porderá se comprimir contra o rosto, o que pode ser resolvido compesando o espaço aéreo da sua máscara de mergulho ao expirar pelo nariz, a falta desse cuidade causa o tão famoso barotrauma de máscara que é no mínimo desconfortável após a súbida ao barco.

Antes de qualquer dica sobre compra o principal sobre a máscara de mergulho

Antesde qualquer dica para comprar sua máscara eu vou ser direto e reto, faça o teste de vedação, a sua máscara pode ser perfeita em todos os sentidos, se ela não vedar o seu rosto, principalmente nos seus primeiros mergulhos, você sempre a terá alagada e passara por alguns desconfortos.

Por isso faça o teste de vedação com todos os modelos da loja aonde for comprar a máscara, sim isso pode deixar o vendedor puto, e depois use os critérios abaixo somente nas que vedarem.

Como fazer o teste de vedação na máscara de mergulho

Pegue a máscara e coloque a no seu rosto, sem a tira, e pressione, sem expirar veja se a máscara fica presa ao seu rosto, e se você sente uma pressão bem leve no seu rosto. Caso a máscara mantenha-se presa ao seu rosto ela tem a vedação para o seu rosto e é uma candidata a ser comprada.

Esse item é importantíssima para a escolha da sua máscara de mergulho, pois como cada um de nós tem o desenho de rosto diferente nem todos os modelos podem se adaptar ao seu rosto, assim antes de escolher pelos outros itens você deve ter certeza que a máscara se manterá vedada durante o mergulho.

O Material da sua máscara de Mergulho

A maioria das máscaras de mergulho são feitas atualmente de silicone, mas existem modelos mais antigos de borracha, eu tenho uma e adoro,  e algumas empresas como a Mares trabalham com polímeros especiais como a Liquid Skin. Algumas pessoas alegam que esses polímeros e o silicone reduzem os casos de irritação e são melhores de modo geral, como eu não sou conhecedor de polímeros eu não digo nem que sim nem que não, mas convido a todos para comentar.

Ainda o material: Máscara transparente ou escura?

Quando consideramos o material estamos também estamos falando de máscara transparente e máscara escura, mas qual a diference destas, em efeitos praticos durante o mergulho.

Máscara transparente
A máscara de mergulho transparente, recomendada para quem aparece em fotos durante o mergulho

As máscaras transparentes, permitem a passagem de luz pelo seu material, o que permiteque o seu rosto seja melhor visualizado, excelente para quem aparece em fotos durante o mergulho, sem contar que como o material de vedação é transparente é possível aproveitar a sua visão periférica.

Máscara escura
A Máscara de mergulho escura ajuda a manter o foco

A máscara escura apesar de diminuir a iluminação do seu rosto, não beneficiando a foto, ela ajuda, na minha opinão, a manter o foco nos objetos que estamos observando, pois reduz a luz e a quantidade de objetos ao redor.

Lentes únicas versus lentes duplas, material e formato para sua máscara

Máscara de vidro temperado
A maioria das lentes de máscaras são feitas de vidro temperado

Quando falamos de lentes únicas, versus lentes duplas, para a sua máscara de mergulho devemos lembrar que a máscara de lente única permite a melhor visualização do rosto para a foto sub, e, segundo alguns fabricantes, aumentam o espaço de visão, o que é discutível, pois algumas máscaras de lentes duplas tem uma disposição de ângulo que faz com que a nossa visão desconsidere a separação entre as mesmas. Para o mergulhador que utiliza lentes corretivas, óculos, é recomendado o uso da lente dupla, para que possa se substituir cada uma das lentes pela sua respectiva corretiva, com o grau correto.

Outra questão que eu acho importante levar em consideração é o material do vidro, que seja feito de vidro temperado, que impede que em caso de quebra o vidro estilhace e fira seus olhos.

As máscaras com design retrô, redondas de lente única


As máscaras com o design mais retrô, redondas com um lente única, quando transparente, são muito utilizadas em publicações e anúncios de empresas de mergulho, e elas realmente ajudam a ficar bem na foto! Se você quiser comprar uma máscara dessas você deve se lembrar que ela deve ter o espaços para a colocação dos dedos, para que se permita o pinçamento do nariz, visando a compensação dos espaços aéreos dos seios faciais e ouvidos.

Máscara modelo Retrô
As Máscaras modelo retrô devem permitir o pinçamento do Nariz

Volume da sua máscara e o impacto durante o mergulho

Máscara panorâmica
As máscaras panorâmicas aumentam o campo visual, porém o esforço para desalagá-las é maior

É a hora de ser chato, muita gente usa as máscaras panorâmicas, porém por aumentar a lente, e consequentemente o espaço aéreo, quando esse tipo de máscara alaga, o esforço, e a quantidade de ar, para desalagá-las é maior. Assim se você é uma pessoa que não gosta de desalagar a máscara, prefira modelos mais compactos com menor volume interno.

Lentes espelhadas e lentes coloridas

Algumas vezes vejo pessoas megulhando com máscaras de lentes espelhadas, esses mergulhadores argumentam que os peixes ficam curiosos com o reflexo deles mesmos nas lentes, assim se aproximmam mais durante o mergulho, como nunca usei, prefiro não opinar. Outra questão sobre as lentes são as as lentes coloridas, que são feitas para corrigir a cor debaixo d’água, tentando imitar as cores que enxergamos na superfície, também nunca experimentei e não sei se funciona.

Computador integrado com a máscara de mergulho

Máscara de mergulho com computador integrado
Máscara de mergulho com computador integrado, com o transmissor e como é o display

Hoje existem máscaras que têm o computador de mergulho integrado, eu pessoalmente acho uma boa, você tem a informação sempre ali, muito mais prático. Mas nada assim que faça uma grande diferença. Uma coisa que me incomoda é, que se caso estoure uma tira de máscara, ou a vedação da máscara estiver meio ruim, pronto estou sem computador.

Dicas para o uso de sua máscara de mergulho

Evitando o embaçamento

  • Lave as lentes com sabão neutro, ou xampú infantil e água em abundância;
  • Não passe protetor no rosto, na hora de mergulhar, use o protetor, mas na hora de vestir sua máscara de mergulho lave bem o rosto para retirar o excesso e impedir que a oleosidade do protetor faça a sua mácara embaçar;
  • Você pode usar saliva, mas somente se você não acabou de comer ou beber sucos ou refrigerantes, ou um ante embaçante

Cuidados para evitar o alagamento

  • Faça o teste de vedação da sua máscara antes de comprá-la;
  • Antes de colocar a máscara retire os cabelos do seu rosto;
  • Ajuste a máscara no seu rosto evitando o dobramento do silicone.

Outros cuidados

  • Sempre carregue sua máscara na caixa para evitar que ela tenha alteração de formato;
  • Mantenha-a em local seco e arejado;
  • Se você tem cabelo cumprido, use uma bandana ou capuz para evitar os cabelos no rosto;
  • Use um Strap, para evitar que o cabelo grude na tira da máscara;
  • Tenha sempre uma tira extra de máscara com você;
  • Carregue uma máscara reserva.
TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


20 comentários sobre “A Máscara de Mergulho, dicas para escolher a sua

  1. Boa noite,
    Sou amador no esporte, estou começando agora, comprei inicialmente uma mascara básica da Sea Sub. Fiz todos os testes e os primeiros mergulhos foram excelentes, porem de uns tempo para cá, sinto que a mascara está alagando facilmente. o que devo fazer existe alguma forma de tentar consertar os minimizar esse “alagamento” ou a solução é comprar outra?
    Ressaltando que a borracha (creio eu) não esta ressecada, pois tento manter as tecnicas básicas de uso. Lavo antes e depois de usa-las, mantenho-a guardada em minha geladeira na caixa. enfim.
    Gostaria de sua ajuda!

    1. Kauê, na geladeira pode ter deformação da borracha por causa da retração e dilatação no calor, outra coisa, por ser o cabelo, se ficar cabelo entre o vedante e a pele, por cima da testa, pode alagar sim.
      Caso contrário, se incomodar muito eu recomendo trocar

  2. Olá, eu fiz um mergulho, com o instrutor, e toda hora eu subia, pq entrava água na minha máscara, foi a única coisa chata no meu mergulho, mas agora quero fazer o curso de mergulho e não queria ter esse problema, tinha hora que ela colava no meu rosto que até tampava o nariz e tinha hora que entrava água, será que era só o tamanho errado?

    1. Oi Camila,

      Pelo o que vc reportou, sim pode ser que sua mascara estivesse muito grande, mas existem outros fatores para gerar o alagamento, como por exemplo você ter cabelo caído na parte seca da mascara, o que impede a vedação perfeita.
      Eu pessoalmente te recomendaria, tentar de novo com essa mascara, mas removendo o cabelo da sua tenta antes de coloca-la. Você pode prender seu cabelo com uma faixa ou bandana. Caso isso não funcione, aí sim te digo para buscar outra mascara.

      Espero ter ajudado

      Alexandre dos Santos Andrade
      Instrutor PADI 293629

  3. Boa noite Alexandre,depois de um trauma estou querendo voltar a mergulhar e esse seu blog tem me ajudado muito com isso…tem me ajudado a voltar a respirar esse mundo maravilhoso…parabéns pelo blog…

  4. Valeu fio…com certeza vou solicitar a sua ajuda…de onde vc é Alexandre ? To morando no RJ agora…e depois do q ocorreu(perdi um amigo mergulhando no porto do Pecém)…não quero mais caçar…quero fazer fotosub…sempre gostei mais nunca tive $$$ para entrar nessa…e agora,que melhorou um tantinho…rsss quero entrar nessa…

    Abrs

  5. Alexandre,me passa um contato seu…e-mail…p eu trocar umas idéias com vc…sugestões…dúvidas…fica tranquilo q isso não impede deu postar aqui no seu blog…é só mesmo uma forma de contato ou até mesmo detalhes q não é legal expor para todos…tipo…telefone…

    Tava mostrando p a minha esposa e ela gostou muito do seu blog…to vendo se ela vem p o nosso mundo tbm…rs

    Abrs

  6. Opa! blz Alexandre, então, olha só!
    Estou querendo comprar uma máscara pelo Ebay por ser bem mais em conta do que comprar aqui no Brasil,mas agora com esse post, fico na dúvida em relação ao tamanho, como devo proceder nesse caso, e as lentes de cristal? são melhores em que aspécto?

    1. O Márcio, beleza?
      Então cara algumas coisas que você deve levar em conta, no Ebay você vai pagar IOF de 6.38%, tem chance do correio te cobrar imposto de importação, o que vai basicamente dobrar o preço. Sem contar que existe o risco do cristal, ou moldura acabar danado.
      Eu acho que as lentes de cristal são mais bonitinhos

  7. boa noite alexandre vc tem alguma tecnica para ter + folego no mergulho de apneia eu gosto de mergulho para caça se puder me dar algumas dica fico grato luciano.

  8. Alexandre tenho61anos e não mergulho há três anos, meu ultimo foi nos Parrachos do RN e fiquei sem ar e com sensação de fobia, o que devo fazer? Abraços

    1. João, a primeira coisa a fazer é entender porque você ficou sem ar. Uma medida a ser tomada é monitorar seu ar com mais frequência. Com a idade nosso consumo pode subir um pouco, então primeiro acho que vc deve fazer um refresher, lembrar de monitorar seu ar com mais frequência, e tentar fazer um mergulho com um ritmo mais relaxado.

Comente aqui, sua opinião é muito importante