A sua roupa de mergulho Cuidados e Dicas 1!

Roupas de Neoprene
Roupa de Mergulho, além de te proteger do frio, ajuda a ajusta a sua flutuabilidade e pode impedir um doloroso encontro acidental com a vida marinha.

Fala galera, estamos aqui para mais uma vez tratar de equipamento de mergulho, mas especificamente das roupas úmidas (wet suits) de mergulho, a roupa de exposição é um equipamento fundamental para o mergulhador. Ela tem uma função muito importante, impedir que soframos de hiportemia durante um mergulho, além disso ela é uma peça muito influente na nossa flutuabilidade, bem como nos protegem de ferimentos menores quando esbaramos em rochas, naufrágios etc.

Tipos de roupas de mergulho

A roupa úmida de neoprene

Existem diversos tipos de roupa de mergulho, a mais comum no Brasil é a roupa de neoprene, ou úmida, ela é assim chamada, pois ela permite a entrada de água durante o mergulho, essa água em contato com o corpo absorve calor, ao mesmo tempo restringe a circulação de mais água durante o mergulho, impedindo maior perda de calor devido ao contato com a água externa.

A roupa de neoprene são feitas entre 2mm a 7.5 mm (mm=milímetros), sendo que de acordo com a temperatura da água devemos escolher a de espessura correta para a água. Para podermos fazer isso ao invés de termos várias roupas de mergulho, hehehe, podemos investir numa roupa de multiplas peças, ai usamos o bom senso, por exemplo eu tenho uma roupa de 4 mm long john, a de corpo inteiro, e uma short john, a que é uma jaqueta+shorts, de 3.5 mm dependendo da temperatura da água eu uso uma ou outra, e se estiver muito frio uso a Long por baixo e a short por cima.

“Tudo bem, você esta com 7 mm de neoprene, mas somente cobrindo o peito, virilia, coxas. No resto é 4 mm, num mergulho em águas geladas vai continuar frio nas pernas e braços.”, me disse um amigo que não mergulha, acontece que durante o mergulho as pernas estão se movendo, gerando calor, e os braço estão sempre junto ao corpo, pelo menos eu mergulho assim, neoprene demais atrapalha a movimentação, assim eu prefiro não atrapalhar os braços, que eu posso usar numa emergência, nem as pernas, que uso para nadar.
Estranhamente as fabricantes de roupas de mergulho parece pensar o mesmo ;P

Agora se você é um mergulhador, ou mergulhadora, muito friolento(a) eu recomendo que você evite as roupas úmidas!

A roupa semi-seca

A roupa semi-seca, ou como eu chamo a roupa menos úmida, esta roupa de mergulho também é feita de neoprene, ela também deixa circular água, bem menos que a roupa úmida é verdade, a diferença está no ziper, que não permite a entrada de água, e na vedação de pulsos, tornozelos e pescoço. Essa diferença de vedação diminui absurdamente a quantidade de água que circula na roupa. Por esse motivo a roupa semi-seca é indicada para mergulhos em águas mais frias que a roupa de neoprene tradicional.

Outra diferença a ser notado é que as roupas semi-secas são de uma única peça. Por causa da vedação é comun que o ar tenha dificuldade de sair da roupa durante o mergulho, assim, para evitar um edema, o mergulhador deve puxar a gola durante o mergulho, para fazer o ar sair, isso também fará com que água entre.

A Roupa Seca

A roupa seca de mergulho, tal qual o nome já indica, nessa roupa não entra água durante o mergulho, ou não deveria né :D. Esse tipo de roupa por si só é uma celula de ar, normalmente alimentada ou por uma mangueira do regulador, ou por uma ponny bottle, usada em águas extremamente frias, ou por mergulhadores técnicos, que aumentam o seu tempo de fundo e a exposição da água.

Quando um mergulhador usa uma roupa seca normalmente ele também usa um Undergarment, uma roupa de baixo, parecido com um moleton, ou uma ceroula, esse item ajuda a manter a temperatura do seu corpo e a perda de calor em contato com o gás interno da roupa.

Para a utilização de uma roupa seca você deve fazer um curso para a mesma, nos países e regiões aonde as águas são muito geladas esse curso pode ser integrado com o curso básico de mergulho, um detalhe é que a roupa seca é um célula de unidade de controle de flutuabilidade, assim como o colete equilibrador, assim nunca tente usar uma roupa seca sem treinamento adequado.

Comprando a sua roupa de mergulho

O primeiro passo para comprar sua roupa de mergulho é definir qual tipo de roupa você vai comprar, para isso defina o tipo regular do seu mergulho, aquele que você mais vi fazer, por exemplo eu mergulho muito na Laje de Santos, quando netuno deixa né, e na Ilha Grande, assim eu pego uma água entre 18 e 30 graus, isso elimina a necessidade de uma roupa seca.

Depois avalie se financeiramente vale a pena, por exemplo se você vai mergulha 1 ou 2 vezes por ano, pode não valer a pena

Detalhes a se reparar na roupa de mergulho

  • Ziper:Fecha perfeitamente? De que material é feito?
  • Capuz: Eu particulamente abomino roupas de mergulho com capuz integrado, quando você não usa o capus, fica incomodando e atrapalha a flutuabilidade, eu prefiro ter um capus a parte
  • Número de Peças: Se você pretende fazer mergulhos em águas muito quentes e relativamente frias, uma roupa de duas peças pode ser uma boa pedida
  • Você é homem ou mulher?: O Corpo Feminino, tem mais curvas que o masculino, que é o molde da maioria das roupas, assim meninas, invistam numa roupa feminina
  • Punhos e tornozelos:Eu gosto de roupas com zíperes nesses pontos, facilita por botas, relógios e computadores

Mandar fazer ou comprar um modelo pronto

A maioria das fabricantes roupas são estrangeiros, assim o desenho das roupas não bate muito com o corpo dos brasileiros, das brasileiras então nem se fala! Por isso, eu acho muito legal que se faça a roupa sob medida, principalmente para mergulhadores gordos como eu, as roupas grandes não contemplam nem pessoas muito gordas, nem muito magras. E ai a roupa sob medida é a solução!

Além disso você pode personalizar a sua roupa! A minha tem bolso na coxa, um escudo do Palmeiras, já ví pessoas colocarem seus nomes, apelidos, realmente decorarem as roupas.

Se você quiser fazer a sua própria roupa, procure o seu centro/escola de mergulho, eles normalmente tem pessoas que prestam esse serviço, ou podem indicar alguém de confianç

TAZ (153 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


10 comentários sobre “A sua roupa de mergulho Cuidados e Dicas 1!

  1. Olá sou de MG, tenho 1,85 e 110kg, e não estou encontrando roupa neoprene pra mim, vou fazer uns mergulhos em cavernas e queria saber onde posso mandar fazer uma roupa bacana e barata pra mim!!!
    Obrigado
    Abraços

    1. Thiago,

      Pessoalmente não conheço ai em minas gerais, mas em São Paulo tem a Claumar, http://www.claumar.com.br, que faz roupas, eles te mandam o gabarito, você se mede e eles te mandam a roupa, eu tenho uma roupa deles tem mais de 2 anos e estou muito satisfeito.

      Att

      Alexandre

  2. Caros amigos, sou mergulhador dos Bombeiro aqui do sul e temos tres roupas secas aqui,mas estamos com dificuldade de fazer manutenção nas roupas, pois as três rasgaram-se as vedações, duas nos punhos e uma no pescoço,onde encontro um local que faça estes consertos, um abração!

    1. Gerson,
      Bem primeiro lugar eu procuraria quem distribui o modelo das suas roupas no Brasil, se você me disser a marca posso descobrir quem é o distribuidor responsável e te indico, se as roupas forem as polar da Sea Sub recomendo que você visite o site http://www.seasub.com.br/contato

      Além disso te passo esses dois links que talvez possam servir para resolver o problema
      http://www.keepdiving.com.br/conteudo.asp?conteudo=52
      http://www.gamblescuba.com/” rel=”nofollow”>http://www.gamblescuba.com/

    1. Olha em Santos tem a Marsub que é um estabelecimento SSI, a cachalote que não é centro de mergulho de nenhuma certificadora, mas oferece educação de várias e o museu do mar que tem cursos da CBPDS.

      Espero ter ajudado

    1. Sim, na Otica Firenze na Alameda dos Maracatins, 310 em Moema São Paulo. Se você for de outro estado me avise que eu tento descobrir.

      Obrigado pelo seu comentário

Comente aqui, sua opinião é muito importante