Abrolhos mergulho para todos os gostos parte 1

Abrolhos é conhecido mundialmente por ser um dos melhores pontos do mundo para a observação de baleias, durante o período de reprodução das mesmas, entre julho e novembro, mas além dessas maravilhosas criaturas, esse destino do nosso litoral também oferece outros grandes atrativos aos mergulhadores. Tendo um ambiente único para a prática do mergulho, com seus chapelões, sua grande variedade de Fauna.

Localizado no litoral  da Bahia o parque nacional de abrolho conta com uma área de 913 quilometros quadrados, tendo 5 ilhas dentro do seu perímetro, sendo que destas somente uma e abertas a visitação do publico. Mas, acima de tudo a grande parte dessa área é aberta ao mergulho.Além das famosas baleias jubarte também e possível observar diversas espécies de aves marinhas, bem como uma exuberante fauna marinha.

Como chegar

Dependendo de onde você está partindo a viagem para Abrolhos pode ser uma verdadeira aventura, as embarcações que levam os turistas ao parque partem de Caravelas no litoral sul da Bahia. A cidade ainda não conta com aeroporto, segundo os moradores o mesmo sera reaberto em 2012, senão você sempre pode planejar sua viagem usando o Google Maps.

Algumas das estradas são de terra, recomenda-se a BR 101, e se choveu a viagem vai ser um pouco mais emocionante, mas para quem deseja ir de avião, pode-se desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro e pegar um taxi para caravelas, a 261 km de Caravelas, tente combinar o preço, incluso  transfer de ida e volta, no pacote.

A Ilha da Siriba

De todas as ilhas do arquipélago é a única que permite a visitação, sendo que há uma trilha de 1600 metros que pode-se percorrer após o desembarque, lembrando-se que nesse passeio você deve se manter na trilha, para perturbar o mínimo as aves marinhas, ainda mais que na ilha existem diversos ninhos destas espécies. Bem como fique sempre atento às instruções do seu guia, pois em alguns pontos as ondas arrebentam sobre as pedras o que pode deixar seu passeio perigoso.

Mergulhando na Siriba

As Cavernas da Siriba ficam  parte de fora da Ilha Siriba voltadas para o sudoeste, sendo 02 a 14 metros de profundidade,  nestas não há quase vida internamente, porém há a caverna de cima que fica a 3 metros de profundidade sendo constituída de rocha e coral, possui 3 entradas e uma saída formando um quenium de rocha, com diversos tipos de peixes, como dentoes, pingo de ouro, lagostas, congro e badejos.

Lingua da Siriba é uma extensão da Ilha de mesmo nome, tendo formato de cunha, voltada para noroeste com aproximadamente 200 metros de comprimento, a parte em que são feitos os mergulhos e o lado de nordeste. A língua é formada de rocha e coral franja, que termina abruptamente na areia, onde é encontrado alguns tipos de peixes diferentes como por exemplo, guarajuba, raia chita, um tipo de dentão semi listrado sem lagrima, cardumes de salema, cambumba, sargos, sardas, também encontrados cações, badejos, garoupas, frades, corais celebros e lagostas, profundidade máxima de 8 metros. Sendo o ponto normalmente utilizado para o pernoite dos barco, também se torna um ponto comum para o mergulho noturno.

 

 

TAZ (155 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante