Aprenda a escolher a nadadeira de mergulho

Aprenda a escolher a sua nadadeira de mergulho

Escolher sua nadadeira de mergulho por ser um desafio, ainda ainda mais para mergulhadores novatos. Muitas vezes na pressa de fazer seu curso de mergulho o futuro mergulhador compra uma nadadeira que não condiz com seu perfil e, para não perder o investimento, continua com ela por um longo período.

Por este motivo, nós do Mania de Mergulho estamos lançando esse guia básico para te ajudar a escolher a sua nadadeira de mergulho.

A função da nadadeira no mergulho autônomo.

A nadadeira tem como função otimizar o deslocamento do mergulhador, aproveitando a potência dos músculos das pernas! Uma escolha ruim, pode contribuir para lesões do mergulhador, para um maior consumo de ar, ou para a incapacidade de mergulhar em uma corrente moderada..

O que levar em consideração na hora de escolher sua nadadeira de mergulho.

Então antes de fazer o seu básico, ou voltar a mergulhar, aprenda como escolher sua nadadeira de mergulho e não comprar a que o vendedor tenta empurrar!

Nadadeiras Abertas Versus Nadadeiras Fechadas

Como escolher a nadadeira de mergulho, entre aberta e fechada
A primeira escolha que vem a mente do mergulhador sempre é aberta ou fechada

 

As nadadeiras fechadas tem uma sapata de borracha integrada que cobre completamente a sola do pé do mergulhador e seu calcanhar. Nadadeiras abertas tem uma tira e uma sapata que deita o calcanhar do mergulhador para fora, por isso exigem que o mergulhador utilize uma bota de mergulho.

As primeiras fornecem mais conforto para quem mergulha em águas quentes. Já que exigem menos neoprene e não preservam tanto o calor dos pés! As segundas tem a vantagem em águas mais frias Já que as botas ajudam a preservar o calor, e para mergulhadores que comumente fazem mergulhos da costa,  pois as botas oferecem proteção ao se caminhas sobre pedras, e outras superfícies.

Pala longa X nadadeira de pala curta

A grande questão aqui não é o comprimento mais a área

Quanto maior a área da lâmina, ou pala, da nadadeira, maior sua área. Quano maior a áreamais água ela desloca a cada pernada. Claro que essa vantagem tem um custo. Quanto mais água ela desloca, maior a potência necessária paracada pernada, mais cansado o mergulhador fica.

Por este motivo as marcas tecnologias de materiais e designs inteligentes. Materiais menos rígidos tendem a ter uma perda pequena de eficiência, mas diminuem perceptivelmente o esforço. No intuito de reduzir o esforço, vemos nadadeiras bipartidas, com vãos em sua lâmina, para ajudar no esforço contra a água.

Questão peso

O peso da nadadeira importa muito para a quantidade de  esforço que o mergulhador irá fazer. Algumas nadadeiras como a Jet Fin, são cultuadas por sua estabilidade e facilidade para manobrar! E realmente ela é excelente nesse quesito, mas é uma nadadeira pesada, feita de borracha, com paladura e curta. Assim se você é um mergulhador novato, esteja ciente que o custo de eforço e técnica de pernada pode não ser ideal pra você.

E ai, gostou dessa postagem? Quer deixar sua dica também? Use a área de comentário lá embaixo!

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante