Ataque a tubarão em noronha

Ataques aos Tubarões e o que os mergulhadores podem fazer

Ataques aos Tubarões, não leitor você não leu errado, nem foi digitado errado. Os tubarões no mundo estão sob ataque, e as pessoas que mais podem agir em sua defesa não fazem o suficiente!

Recentemente vi dois vídeos um de uma turista que pega um filhote de tubarão e leva uma mordida do animal que se defendia da agressão:

A boa notícia é que tanto a pessoa que brincou com a indefesa criatura quanto o namorado foram multados em R$ 10.000,00 cada pelo Instituto Chico Mendes, parabéns aos fiscais, mas a multa é baixa.

Outro caso, que vi ontem e me chocou, infelizmente não achei mais o vídeo, foi de 3 adultos brincando com um filhote de tubarão martelo em Recife, nesse caso não temos o vídeo, se alguém achar por favor põe nos comentários!

Como os mergulhadores podem ajudar a diminuir os ataques aos tubarões?

Mergulho com tubarões, ajudam a combater os ataques aos tubarões
Mergulho com tubarões é uma atividade divertida e relaxante

Nós mergulhadores normalmente somos quem tem mais interações com seres marinhos, e como todos nós sabemos os tubarões estão no habitat deles, e não atacam sem ser provacados. Mesmo assim milhões de tubarões são dizimados ano após ano devido a ignorância humana!

O medo irracional permites que pescadores exibam impunemente os corpos desses belos animais como troféus nas praias de todo mundo. Pessoas correm para fazer selfies e fotografar quando um barco de pesca traz o corpo de um tubarão! Quando deveria ser um ato sempre repudiado.

Porém não adianta esbravejar , gritar, sem ajudar a dissuadir as pessoas de seu medo.

Assim o que sugerimos aos mergulhadores:

Seja um agente da mudança

Você mergulha e tem medo de tubarões? Pare com isso, vá mergulhar em Recife, Cozumel, ou em qualquer lugar que seja comum encontro com esses seres maravilhosos, veja a beleza e a fluidez de seus movimentos e é certo você se apaixonará por tubarões! 

Faça mais bata foto, faça vídeos e publique-os em suas redes sociais.

Ajude nossas crianças a crescerem sem medo!

Muitos dos nossos medos se formam na infância! Então que tal presentear as crianças de suas famílias com tubarões de pelúcia sorrindo, dando uma imagem positiva e desassociando esses animais do terror! E mais existem desenhos animados, documentários que explicam a importância dos tubas para o meio marítimo, assista-os com seus filhos

Suporte o consumo consciente.

Eu mesmo adotei essa postura, me nego a comprar em restaurantes aonde servem cação! E quando não é possível não consumir, tem um restaurente em um raio de 800 metros aonde eu trabalho, sempre que servem cação eu registro uma reclamação para o gerente. Se todos tomarmos uma atitude assim isso começa a fazer eco para as empresas.

Mergulhe mais

A experiência que eu tive com mergulhadores quando trabalhei no México confirma, em Playa del Carmen se pescava muitos tubarões, mas só quando os pescadores perceberam que eles ganhavam mais levando mergulhadores para bater fotos com tubarões, para mergulhar com eles, foi que a pesca realmente reduziu!

Mergulhadores ativos ajudam a defender o meio ambiente, então vamos mergulhar mais!

Eduque-se para ser um agente da mudança

Além de aprender a mergulhar os cursos de mergulho educam basicamente para entender a convivência com os animais aquáticos, mas o mergulhador sempre pode aprender mais e com isso ajudar a desmistificar o mundo subaquático.

Para isso recomendamos os seguintes Cursos:

  • Project Aware Specialist;
  • Project Aware Coral Reef Conservation;
  • Project Aware Shark Conservation;
  • PADI Underwater Naturalist;

Todos esses cursos vão te ensinar mais sobre o meio ambiente aquático e evitar que imagens como essa sejam motivos de orgulho para seus amigos em suas redes sociais

Tubarão Morto
Tubarão morto em Praia Grande -SP
Fonte:pea.org.br
TAZ (153 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante