Como calcular seu consumo de ar para um mergulho.

Quanto planejamos nossos mergulhos uma coisa que sempre devemos levar em conta é o nosso consumo de gás, o maior limitador que temos no dia a dia para mergulhas são as tabelas, principalmente pelo fator segurança, e a quantidade de ar que temos em nossos cilindros. Afinal ninguém quer brincar de subida livre de emergêrncia durante o mergulho.

Física do mergulho

Bem a primeira questão que eu gostaria de levantar é um erro inconsciente que todos nós comentemos por um bom tempo, quando perguntados quanto ar temos em nosso cilindro indicamos a quantidade de pressão apontada pelos nossos manômetros. Não está bem errado, mas é preciso entender que a quantidade de ar é dada pelo volume e a pressão indica quanto este volume está pressionado dentro do cilindro. Eu sei ficou confuso, mas eu explico.

O Volume de um cilindro é de 12 litros, faz de conta tá ;), então quando colocamos 12 litros nele ele passa a ter 1 Atm de pressão, que por aproximação é 1 bar! Assim quando dizemos que um cilindro tem 200 bars queremos dizer que o volume de ar dentro do cilindro, considerando o cilindro de 12 litros, teríamos 12*200 = 2400 litros de ar, ou da mistura gasosa em questão.

Entendendo como calcular seu consumo no mergulho

A lei de Boyle, que trata sobre os equilíbrio de gases na termodinâmica, diz que deveremos ter equilíbrio entre dois recipientes.

p_1.V_1,!=p_2.V_2

Considerando que estamos falando de uma distribuição isotérmica, ou seja, durante o mergulho o gas no seu cilindro e o do seu pulmão estão na mesma temperatura. Com essa consideração chegamos no seu consumo com mais alguns dados. A variação do seu consumo durante o mergulho.
Então podermos chegar a seguinte Equação:
C=Consumo

Pi = Pressão Inicial do Cilindro

Pf = Pressão do Cilindro após o mergulho

Vcilindro = Volume do Cilindro

Pab = Pressão Absoluta do Mergulho (Pressão da Colunda de água mais 1 atm do ar)

⌂t = Variação do Tempo (Tempo total de mergulho)

Um exemplo prático para um mergulho

Um mergulhador pega seu cilindro de mergulho, um S80 de 11 litros de ar, com 200 Bar e cai na água. Após 30 minutos de mergulho a 23 metros ele retorna ao barco com 70 bar, vamos calcular o consumo do cara?

Pressão Inicial = 200

Pressão Final = 70

Volume do Cilindro = 11

Pressão Absoluta = 3.3 (2.3 da profundidade mais um atm da coluna de ar, to considerando nivel do mar).

⌂t = 30 minutos (tempo de mergulho do ser humana)

Logo:

C= [(200-70)*11]/3.3*30 =>

C=[130*11]/99=>

C=1430/99 =>

C = 14,45 Litros por Minuto.

Usando o consumo para planejar meu mergulho

Sabendo que o consumo é de 14,45 L/min vamos planejar o nosso consumo para um mergulho de 40 minutos a 15 metros de profundidade
Então

Total de Gás = Consumo*Tempo*Pressão
Total de Gás = 14,45*40*2.5 = 1445 Litros

Considerando que estamos usando de novo um S80, que tem 11 litros de Volume deveremos consumir 131,37 Bar (1445/11).

Aqui eu acredito que você deva usar uma margem de segurança de 50%, ou seja pege o total de Gás e multiplique por 1.5 para decidir quanto por no cilindro.

Agora você já pode planejar e monitorar seu consumo de gás sabendo quando ele aumenta e quando ele diminui, mas sempre se lembre de monitorar o seu consumo durante o mergulho! Pois um aumento de esforço pode aumentar o seu consumo e se você não monitorar pode acabar estragando seu mergulho, correndo um risco desnecessário.

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


2 comentários sobre “Como calcular seu consumo de ar para um mergulho.

Comente aqui, sua opinião é muito importante