Como escolher seu computador de mergulho

Como escolher seu computador de mergulho

Como escolher seu computador de mergulho é uma pergunta que muitos mergulhadores fazem aos seus instrutores. E a tentação se simplesmente escolher o mais barato possível é uma armadilha a ser evitada! Assim, nós do Mania de Mergulho Trouxemos o guia para a escolha do seu computador de mergulho.

Conheça o seu algoritmo.

O algoritmo é o modelo matemático usado pelo seu computador para calcular o acúmulo de gases no seu corpo durante o mergulho. Alguns algoritmos como o Buhlmann utilizam-se da abordagem Haldaniana.Abordagem esta que se preocupa apenas com a quantidade de nitrogênio dissolvido nos tecidos. Isso permite subidas mais rápidas, mas ainda sim limitadas e paradas mais perto da superfície. Outra abordagem é a de microbolhas, utilizada no algoritmo RGBM, que assume que sempre temos microbolhas presentes. Esses algoritmos fazem paradas mais profundas e tem subidas mais lentas.

Mas qual abordagem é correta?

Estudos confirmam teorias de ambas as abordagens, devemos sempre lembrar que descompressão é um processo fisiológico complexo, e a capacidade de previsão por qualquer modelo matemático é extremamente limitado. Por isso mesmo as margens de segurança dos algoritmos aplicados é consideravelmente mais que a aplicada no algoritmo puro.

Como escolher seu computador de mergulho
Escolher um bom computador é essencial para o mergulhador

Capacidade de configuração do seu computador de mergulho.

Algumas configurações que são essenciais na hora de escolher seu computador de mergulho:

Fator de segurança.

A maioria dos computadores de mergulho modernos oferecem capacidade de configurar o fator de segunraça. Assim quanto maior o fator de segurança mais conservador será o perfil de mergulho.

Alarmes!

Quase todos os computadores disparam o alarme para quando você viola a profundidade de Máxima do Mergulho para a mistura de gaesque você está usando.

Mas alarmes customizáveis para profundidade e tempo de mergulho são o ideal para reforçar a prática de sempre mergulhar conforme o planejado.

Paradas Profundas.

Ligar ou desligar as paradas profundas é uma capacidade desejada em um computador de mergulho, os meus particularmente estão sempre ligadas.

Mistura de O2

Hoje em dia um computador de mergulho deve ter configuração de Nitrox, senão você está fazendo uma comra muito ruim!

Bateria e acessórios.

Uma das coisas que mais me irrita são computadores que exigem interfaces que custam mais que o próprio computador para importar seus dados para meu Notebook. Existem marcas que já tem interfaces por usb e bluetooth. E o uso de uma bateria comumsalva vidas!

Um rápido parenteses sobre a questão bateria.

Uma bateria que pode ser trocada pelo mergulhador é sempre uma boa pedida, ainda mais quando você vai pra um liveaboard. uitos mergulhadores me perguntam porque pagar pela troca de bateria, sendo que ela é cara. Lembre-se quando você levou no técnico e ele fez a troca, ele te deu garantia do serviço! Para isso exija a nota fiscal. Caso seu computador alague porque a bateria foi mal troada, você está coberto no período da garantia.

Outros acessórios.

Um computador que tem pulseiras que podem ser trocadas, vidros que se encontram facilmente no mercado sempre deve ser preferido.

Suporte no território nacional

Uma das maiores pragas do mergulho é conseguir suporte para o território nacional de equipamento que o pessoal compra em viagem. Recomendo que se você vai trazer seu computador de fora, verifique se há ao menos um importador que trabalhe com a marca no Brasil!

Como escolher seu computador de mergulho. Ficou mais fácil não?

Espero que nossas dicas tenham ajudado a entender como escolher seu computador de mergulho. E você tem alguma dica?Ficou com dúvida?
Comente abaixo!

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante