mergulho em naufrágio

Conheça os 7 segredos que os mergulhadores experientes usam para mergulhar melhor

Existem segredos que os mergulhadores mais experientes utilizam alguns segredos, você  começa a desvendá-los com a prática, mas conhecendo alguns segredos você pode facilitar a sua vida como mergulhador.

Muitos desses segredos são passados no seu curso básico de mergulho, mas os mergulhadores tendem a demorar para s

Segredo que os mergulhadores usam número 1: O ar tende sempre ir pra cima no mergulho.

Coletes de Mergulho em expositor
Existe uma grande diversidade de coletes de mergulho no mercado

Desde o exercício de inflar e desinflar no curso de mergulho te ensinam a esticar bem a traqueia do seu colete para cima, para o ar sair.  Graças a essa tendência temos as válvulas na parte de trás do colete, que podemos usar para desinflar o colete quando temos nossas pernas apontando pra superfície. Assim sempre que você quiser tentar desinflar o seu colete use a válvula que ficar mais perto da superfície!

O problemas dos coletes equilibradores muito grandes!

Você já viu, ou usou, um colete equilibrador que fica muito grande, sobra tira de ombros, parece que o mergulhador vai escorregar de dentro dele? Então um dos problemas que acontece nesse tipo de colete é que você não consegue desinflá-lo completamente!

O jeito correto para evitar esse problema seria ter seu próprio equipamento, ou simplesmente alugar um colete que seja do seu tamanho, mas como nem sempre isso é possível, ao tentar desinflar seu colete, deite o corpo para a direita e puxe a parte de baixo do colete para baixo. Isso fará com que o ar saia mais fácil do seu CE.

Segredo que os mergulhadores usam número 2: Mergulhe com o mínimo de lastro possível.

Quanto mais lastro você usa mais pesado você fica, logo você precisa fazer um esforço maior para se deslocar na água. Esse esforço exige mais energia dos músculos do mergulhador, assim para gerar essa energia os músculos usam mais oxigênio, aumentando o seu consumo de ar e diminuindo o seu tempo de mergulho.

Outras dicas para melhorar sua flutuabilidade.

Em todo mergulho a sua flutuabilidade tende a melhorar um pouco, mas você pode acelerar isso se propondo a praticar alguns exercícios a cada mergulho, mas se você realmente deseja acelerar esse processo, nós recomendamos um curso, ou uma clínica, de flutuabilidade.

Nele você vai praticar junto com um instrutor de mergulho, habilidades chaves para a sua flutuabilidade.

Segredo que os mergulhadores usam número 3: Aprenda a usar a sua bússola para navegar num mergulho.

Quando fazemos o curso básico de mergulho aprendemos a usar a bússola para fazermos a navegação recíproca, mas muitas vezes não entendemos o porque. Depois quando nos certificamos como mergulhadores avançados muitas vezes temos que fazer o módulo de navegação, revemos a navegação recíproca e nossos instrutores nos ensinam a navegar em outros formatos além da linha reta.

Muitas vezes não entendemos o porque, até mergulharmos em uma maré vermelha, ou pegarmos um ponto de mergulho com dezenas de mergulhadores levantando sedimento, por isso a bússola é importante para o mergulhadores.

Navegação natural também é importante para o mergulhador

Se saber a bússola é essencial para o mergulhador, ter uma boa noção de navegação natural é divertida e muito útil, para utilizá-la basta prestar atenção no caminho que está seguindo e marcar pontos de referência mentalmente, mas uma dica muito importante, olhe o ponto de referência que você marcou na sua cabeça com o ponto de vista que você terá durante o seu retorno, porque as pedras, contornos podem ser muito diferentes embaixo d’água!

Segredo que os mergulhadores usam número 4: Respire profundamente e ache seu ritmo de respiração.

Lembra quando você teve de manter a profundidade constante usando só a respiração no seu curso de mergulho básico? Esse exercício servia para você fazer o ajuste fino de flutuabilidade,  ao respirarmos profundamente, melhoramos nossa oxigenação e relaxamento, nos levando a consumir menos ar! E ao encontrarmos um ritmo de respiração correto, podemos nos manter na mesma profundidade, ou controlar sua variação, usando muito pouco o colete, o que aumenta a segurança.

Evite a hiperventilação durante o mergulho.

Ao evitar a hiperventilação, respirações rápidas e curtas você diminui o acúmulo de dióxido de carbono no corpo, tem um julgamento melhor, porque teu cérebro tem oxigênio suficiente, e reduz o consumo.

Segredo que os mergulhadores usam número 5: Planeje o seu mergulho.

Sim olhe seu computador de mergulho, se você não tem um, compre ou use suas tabelas como ensinado no curso básico, principalmente em mergulhos próximos aos 30 metros, nessa profundidade seu tempo de fundo máximo, o limite não descompressivo, já cai muito. Um segundo mergulho não planejado pode te levar para uma câmara hiperbárica.

Comuputador e tabela de mergulho
Computadores e tabelas de mergulho, será que existe um mais seguro que o outro.

Não confie no Divemaster, ele não é a sua babá no mergulho!

Muitos mergulhadores dizem que não planejam seus mergulhos dizendo que estão mergulhando com um divemaster ou um instrutor, bem o computador ou o planejamento deste valem somente para as profundidades e tempo do mergulho pessoal dos mesmos. Cada mergulhador é pessoalmente responsável pelo seu planejamento e pela execução do mergulho.

Se você foi mais fundo que o DM mesmo que poucos metros, você tem mais nitrogênio acumulado em seus tecidos que ele, logo tem mais risco de doença descompressiva!

Segredo que os mergulhadores usam número 6: Tenha um kit de ferramentas sempre a mão.

Você chega para mergulhar e vai calça sua nadadeira e arrebenta uma tira, pronto você pagou um mergulho e não vai mergulhar! Ou o seu regulador está vazando porque o o ring da mangueira do segundo estágio ressecou. Para evitar esses problemas é importante sempre ter um kit de ferramentas com algumas peças de reposição sempre com você!

Lembre-se as peças de reposição não adianta de nada se você não souber como usá-las!

Para isso recomenda-se que você faça um curso de especialista em equipamento, ou mesmo um curso de manutenção do seu equipamento de mergulho!

Segredo que os mergulhadores usam número 7: Mantenha seu equipamento de mergulho sempre organizado.

Você está indo pra Laje de Santos o mar está liso, sem uma onda, o primeiro mergulho foi ótimo, até porque você não mergulhou junto com aquele cardume de mergulhadores, então a embarcação avisa que vão fazer Calhaus, você se prepara pra ir primeiro, porque não gosta de ir com o grupo, você pronto e te perguntam se você pegou sua bóia de marcação. Então você percebe que a esqueceu, então enquanto você procura por ela, todos caem na água e você está por ultimo do grupo vem só suspensão. Por isso é bom manter seu equipamento organizado e de fácil acesso.

Mantenha o bom senso.

Se você vai mergulhar na Laje de Santos durante o dia você não precisa levar sua lanterna primária, se vai em um ponto sem naufrágio não precisa carregar uma carretilha primária, se não vai tirar fotos não precisa carregar sua câmera. Faça um checklist para o mergulho e leve o necessário e algumas peças de reposição, mas não leve equipamento que definitivamente não vai usar

E ai gostou do artigo? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos! Seu comentário é importante para o Mania de Mergulho!

 

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante