Roupas de Mergulho

Roupa de mergulho: 5 dicas para comprar a certa! e não passar frio embaixo d’água

A Roupa de Mergulho normalmente é um dos primeiros itens que os mergulhadores compram, até porque existe o famoso ditado que diz que existem dois tipos de mergulhador, os que fazem xixi na Roupa e os que mentem, fazendo com que as pessoas tenham restrições higiênicas  ao aluguel de Roupas de mergulho.

Assim para ajudar resolvi criar esse guia de compras e seleção da sua roupa de mergulho!

O Tipo de Roupa de Mergulho

Basicamente existem 4 tipos de roupas de mergulho:

As rash guards

As rash guards que protegem o mergulhador de abrasões, mas não de temperaturas baixas. Normalmente não utilizaremos essas roupas, a não ser que mergulhemos em águas tão quentes quanto as do caribe.

As roupas úmidas de mergulho

As roupas úmidas, são roupas feitas de neoprene que mantém a temperatura do corpo deixando uma camada de água entrar entre a pele do mergulhador e a roupa, essa água circula pela gola, pelos tornozelos e pulsos e pelo zíper, evitando assim que o mergulhador superaqueça passando a sofrer de Hipertemia, ou exaustão térmica, durante o mergulho.

As roupas de mergulho semi seca

Sendo um subtipo da roupa úmida as roupas semi secas são projetadas para águas mais frias que as das roupas úmidas e não tão geladas quanto as das roupas secas, elas seguem os mesmos princípios da roupa úmida de mergulho, porém contem um lacre mais forte nos tornozelos e pulsos, bem como um zíper com menor permeabilidade de água! Reduzindo a troca de água com o ambiente. Muitas delas já vem com um capuz integrado.

As roupas secas de mergulho

As roupas secas, isolam o mergulhador da água, criando um bolsão de ar entre o praticante do mergulho e sua superfície, da roupa, sendo recomendada para águas muito geladas.

Consideração especial sobre o uso de roupa seca!

O uso de roupa seca no mergulho exige treinamento adequado, não compre uma roupa seca e saia usando antes de passar por esse treinamento.

Vamos as dicas!

Bem as dicas desse artigo vão para as roupas úmidas, que são as mais utilizadas no Brasil!

1-) Espessura do neoprene e comprimento da roupa!

De acordo com a temperatura média do local aonde você vai mergulhar, podemos recomendar as seguintes cominações de comprimento e espessura da roupa:

Temperatura da ÁguaMergulhador CalorentoMergulhador Friorento
Acima dos 30ºCRoupa de Banho, ou um Rash Guard de LycraRoupa Curta de 1mm ou 2mm
26ºC a 30ºCRoupa Curta de 1mm ou 2mmRoupa Longa de 1mm ou 2mm
23ºC a 25ºCRoupa de Longa de 3mm ou curta de 2mmRoupa Longa de 3mm a 5mm
18ºC a 22ºCRoupa Longa de 3mm a 5mmRoupa Longa de 5mm a 7mm, talvez Semi Seca
10ºC a 18ºCRoupa Semi-seca,ou úmida de 7mmRoupa Seca
Abaixo dos 10ºCRoupa SecaQue tal ao invés de mergulhar um bom chocolate quente?
A recomendação deve ser usada como referência, cada mergulhador deve achar a roupa ideal para si.

2-) O posicionamento do Zíper

O Zíper nas costas ajuda a pôr e tirar a roupa sem a ajuda do dupla, se você tiver flexibilidade para agarrar o cordame do fechecler, enquanto o zíper na frente facilita, dar uma mãozinha para fazer a água entrar durante o mergulho, baixando o zíper um pouco quando sentimos muito calor!

Com a expansão da caixa toráxica e/ou do abdômen, roupas com zíper na frente aumentam um pouco a distância entre as casas o que faz com que haja mais troca de água dentro da roupa no processo de respiração, o que reduz um pouco o isolamento térmico.

3-) Altura e Formato da Gola

A Altura da gola é importante, quanto mais alta ela for mais isolado você estará!  Mas é importante é ter conforto para respirar, sem se sentir sufocado. Assim muitos mergulhadores optam por modelos com gola em v, que diminui o incomodo porém faz com que o mergulhador fique menos isolado do frio.

Gola em V roupa de mergulho
Modelo de gola em v, incomoda menos para respirar, porém aumenta a troca de água da roupa

4-) O tipo de neoprene

Existem diversos tipos de neoprene, alguns mais flexíveis que os outros, os fabricantes, sempre estão inovando nos materiais, assim é preciso pesquisar antes de comprar a sua roupa em definitivo. Uma fabricante brasileira, a Fundive,  apresentou um tipo de neoprene mais flexível há alguns anos, que ela usava em uma linha de roupas, todos os mergulhadores que eu conheci que usavam, recomendavam por restringir menos os movimentos no seco.

5-) O forro

Os diferentes materiais do forro ajudam você a vestir a roupa, ou mesmo a ficar mais quentinho durante o mergulho, mas podem ser mais difíceis de se lavar depois do xixizinho básico! Assim é importante levar em consideração mais essa característica.

Para quem chegou até o final fica a dica de ouro.

Muitas operadoras de mergulho tem mais de um modelo de roupa para alugar, então aproveite, alugue modelos diferentes a cada mergulho, aprenda sobre as características da roupa e como essas se adaptam a você! Para quando você for comprar a sua roupa, você faça o seu investimento valer a pena!

E se você quiser, pode contatar nossos parceiros da Maniac Divers, pelo email [email protected], que eles terão o maior prazer em te ajudar a escolher  e comprar sua roupa de mergulho!

E ai gostou das dicas? Se sim compartilhe nas redes sociais nos botões abaixo!

E se quiser ajudar e deixar suas próprias dicas, pode fazê-lo no fim da página nos comentários.

TAZ (153 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante