Equipamento de mergulho usado

Comprar equipamento de mergulho usado, cuidados básicos.

Comprar equipamento de mergulho usado é uma opção que vários mergulhadores fazem para adquirir, ou mesmo para substituir parte de seu equipamento. Essa opção pode ser muito boa para quem pretende comprar um equipamento em um custo mais em conta. Bem como, também pode ajudar quem tem equipamento que não usa mais. Porém essa opção pode virar uma dor de cabeça para o comprador, que na melhor das opções pode levar a sucessivos gastos extras e na pior a um acidente de mergulho.

Comprar equipamento de mergulho usado é mais barato. Mais pode sair caro!

Mergulhadres se perguntam
Como decidir como comprar um equipamento de mergulho usado.

Quando optamos por comprar um equipamento de mergulho usado somente pelo preço, corremos um risco! O risco de que o barato pode sair caro. No mergulho isso pode significar várias coisas, desde uma séries de gastos para que o equipamento venha a atender a necessidade para qual ele foi comprado, o que muitas vezes podem fazer o investimento no equipamento sair maior que o preço de um novo. Até que o equipamento comprado se torne um fator essencial para um acidente de mergulho!

Cuidados básicos para a compra de equipamento usado!

Alguns cuidados são necessários para a compra dos equipamentos de mergulho, ao entrar em uma comunidade de facebook, no mercado livre ou em qualquer espaço de classificados é preciso esgotar as perguntas.

Alguns pontos que devem ser sempre levantados:

A marca do produto tem representantes no Brasil?

Muitos mergulhadores compram seu equipamento fora do Brasil, por ser mais barato, porém na hora de fazer a manutenção, ou quando é necessário um serviço simples, como trocar um zíper da roupa, não há quem preste o serviço, ou é necessário que se importe peças, o que gera um custo alto.

Assim comprar um produto de fora a um preço barato pode sair muito caro.

Qual o peso e aonde o equipamento está

Nunca me esqueço de um amigo que comprou um regulador em São Paulo e depois de pagar o frete ele pagou R$ 60 a mais do que custaria a compra de um novo na sua cidade!

Assim é preciso avaliar também o custo total de envio.

Sem contar que dependendo da disponibilidade as vezes você terá de enviar por frete o seu equipamento para a manutenção.

Você conhece o equipamento que está comprando?

Sim, é necessário conhecer o equipamento que você está comprando, por isso gaste tempo pesquisando na internet o modelo e a fabricante.

E ai gostou dessas dicas? Da um curtir lá embaixo e compartilhe com seus amigos!
E se você tem mais dicas, compartilhe conosco nos comentários.

 

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


Comente aqui, sua opinião é muito importante