Manutenção preventiva de equipamento de mergulho (Parte 1) o kit basico.

Fala galera, esse post é para iniciar mais uma série, dessa vez eu quero falar sobre como fazer a manutenção preventiva do seu equipamento de mergulho recreacional, e vamos começar pelo kit básico de mergulho.

Kit Básico da Cressi
A manutenção do kit básico, apesar de simples é essencial

A máscara de mergulho garantindo que enxergamos.

O primeiro item que vamos tratar é da máscara de mergulho, que garante que podemos enxergar embaixo d’água. O primeiro cuidado que devemos ter é em eliminar a proteção química que a máscara nova tem. Podemos fazer isso com um pouco de pasta de dente. Alguns instrutores e mergulhadores experientes usam o isqueiro, mas eu não recomendo, pois se o fogo tocar no silicone da máscara você pode perder a máscara como um todo.

Um dos inconvenientes  de usar a máscara depois do processo com a pasta de dente é o cheirinho de menta, ou tuti-frutti que fica. Mas você pode resolver isso usando uma escova de dentes antiga para limpar os vestígios de pasta de dente.

Lutando contra o embaçamento em cada mergulho.

Uma coisa que muita gente me pergunta é porque mesmo depois de vários mergulhos a máscara continua a embaçar, mesmo com eles fazendo tudo certo, cuspindo, ou mesmo usando anti-embaçantes.

A primeira coisa a entender é que é preciso dar tempo ao tempo, usar o produto um segundo antes de cair na água, pode não resolver o problema, afinal não houve tempo  para que o produto aderisse corretamente, o mesmo vale para quem usa saliva, sendo que no caso desta se comemos algo gorduroso, ou muito doce, isso diminui a aderência das enzimas.

 Cuidados contra a deformação e ressecamento do polímero da máscara de mergulho.

Um dos maiores problemas quando lidamos com as máscaras é o ressecamento que faz com que a vedação do rosto, ou a tira, rasgue. Para evitar isso sempre lave sua máscara com água fresca após cada uso.

Quanto à deformação, preserve a embalagem da sua máscara e a guarde-a nela para transporte e/ou armazenamento, se você não tem mais a embalagem, um truque que eu usei por anos foi a embalagem de sorvete, mas para servir a embalagem deve ser rígida.

Rápidas considerações sobre o snorkel.

Para fazer a manutenção do snorkel, você só precisa lavá-lo com água fresca e por fora, eu recomendo ter dois bocais de snorkel no seu kit de manutenção e antes de trocar o bocal, lavar o bocal do kit numa solução de enxaguante bucal e água por 1 minuto, na proporção 2:1.

As nadadeiras, cuidados não tão óbvios com o motor do mergulho.

O primeiro lugar que sempre pensamos, quando falamos de manutenção de nadadeiras é a pala, a parte longa que empurra a água, essa parte deve ser lavada com água fresca e colocada para secar sem apoiá-la no chão para evitar deformação da pala.

Além disso as sapatas da nadadeira aberta e as tiras da nadadeiras fechadas podem ressecar e se tornar muito suscetível à rasgos. Minha recomendação é que sempre que você fique algum tempo sem mergulhar você hidrate essas partes com hidratante solvente em água.

Outros cuidados ao guardar as nadadeiras.

Guarde as proteções das sapatas e canaletas que vem com a sua nadadeira, elas são uma boa maneira de evitar deformações. Caso você não tenha mais os protetores de sapata, uma caixa de papelão e um estilete resolvem.

Nunca guarde as nadadeiras em pé, o peso do próprio equipo ajuda a deformar a pala.

Bem gente, foi isso, se alguém tiver algo a acrescentar é só comentar

TAZ (154 Posts)

Alexandre é sócio e coordenador de educação da Maniac Divers, www.maniacdivers.com.br, IDC Staff PADI, instrutor de diversas especialidades, sendo suas favoritas Naufrágio, Nitrox e Sidemount.


4 comentários sobre “Manutenção preventiva de equipamento de mergulho (Parte 1) o kit basico.

  1. O que fazer para que o silicone da máscara de mergulho,, principalmente das tiras, não fique pegajoso, como se estivesse derretendo.

    1. Julio,

      Para evitar isso, você deve, sempre, após os mergulhos lavar sua máscara com água morna e sabão, e guardá-la em um local fresco, arejado e protegido dos raios de sol direto. Eu guardo as minhas numa caixa plástica grande, na sombra. E cada uma dentro da sua respectiva caixa de máscara

    1. O Silicone até pode deixar de ficar grudento com uma boa lavada e cuidados o problema que ele pode perder resistência e acabar rasgando. Recomendo comprar outra

Comente aqui, sua opinião é muito importante